PROGRAMA DE COMBATE A DENGUE E OUTRAS ENDEMIAS – VACARIA – RS

Nas parcerias desse Programa, os Técnicos e os Agentes Comunitários de Endemias executam atividades necessárias ao controle físico, químico e biológico das endemias e outras zoonoses (dengue, febre amarela, esquistossomose, malária, Leishmaniose Tegumentar Americana, etc…)   cuja existência implica em risco para a saúde da população.

 
PROGRAMA SAÚDE MENTAL – RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA – VACARIA RS

Desenvolvido pela OJAC em parceria com o município e iniciativa privada, busca apoiar o fortalecimento das políticas de saúde voltadas ao grupo de pessoas com transtornos metais de alta prevalência e baixa cobertura assistencial, também apoiar a consolidação e ampliação de uma rede de atenção de base comunitária e territorial promotora da reintegração social e da cidadania, e por fim apoiar a implementação de uma política de saúde mental eficaz no atendimento às pessoas que sofrem com a crise social, a violência e o desemprego.

CAPS – CENTRO DE ATENDIMENTO PSICO-SOCIAL – VACARIA – RS

Programa do governo onde a OJAC, em parceria com o município, viabiliza a disponibilização de funcionários capacitados para prestar atendimento integral a pessoas que sofrem transtornos mentais severos e persistentes e que necessitam de cuidados intensivos e contínuos. Dessa forma, oferece atendimento à população de sua área de abrangência, acompanhamento clínico e reinserção social, através de acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e convívio familiar e comunitário.

 
FARMÁCIA POPULAR – VACARIA RS

Programa do governo, onde a OJAC, em parceria com o município, implementa atividades de educação e comunicação social, disponibiliza funcionários capacitados para ampliar o acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, reduzindo os riscos de agravos à saúde, aqueles medicamentos que não são fornecidos pelo SUS e que precisam ser utilizados pelo paciente, principalmente das pessoas que utilizam o serviço privado de Saúde e que têm dificuldades em adquirir medicamentos de que necessitam em estabelecimentos farmacêuticos comerciais.

PROJETO DE HUMANIZASUS – VACARIA – RS

Programa do governo, implementado pela OJAC em parceria com o município, o projeto objetiva a melhoria do atendimento, contribuindo para um SUS mais humano, através de melhorias nos pontos de atendimento a população com a participação de todos: trabalhadores, gestores e usuários. Também controles de satisfação e atendimento dos usuários sistemáticos para que todos se mantenham comprometidos com a qualidade dos seus serviços e com a satisfação integral para todos os munícipes.  

PROGRAMA DE CONTROLE E AUDITORIA ADMINISTRATIVA NA SAÚDE – VACARIA – RS

O Programa visa, através de diagnóstico e acompanhamento pela OJAC, a eficaz alimentação dos bancos de dados, a completabilidade e fidedignidade do cadastro, garantindo a atualização permanente dos dados cadastrais das unidades prestadoras de serviços de saúde e o cadastramento dos usuários dos serviços de saúde.

PROGRAMA SAÚDE BUCAL – VACARIA – RS

Do ponto de vista da Saúde da Família, as ações de saúde bucal devem ser bem organizadas, de forma que passe a existir, também nesse campo, uma relação nova com a comunidade, baseada na atenção, na confiança e no respeito. A OJAC orienta e acompanha o trabalho dos profissionais (Coordenador de odontologia, ACD, etc.) que são alocados nesses trabalhos em parceria com o município.

PROGRAMA SAÚDE COLETIVA – VACARIA – RS

Esse Programa visa prestar atendimento na área de Vigilância em Saúde, abrangendo Saúde Mental, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, com o objetivo de desenvolver ações intersetoriais para viabilização da melhoria da qualidade da saúde da população, o trabalho é realizado através do acompanhamento através da análise de indicadores da saúde. Os profissionais são capacitados pela OJAC para o exercício de suas funções.

Projeto Social BSA Brasil Sem Alergias

PROGRAMA BRASIL SEM ALERGIA – Curitiba/Pr

Com mais de 200 mil atendimentos gratuitos já realizados, atende por triagem e busca atendimento integral a pessoa vulnerável tanto no aspecto de saúde como marginalizado por situação social, o Brasil Sem Alergia é um projeto social que oferece diversos procedimentos de prevenção, combate e controle de todos os tipos de processos alérgicos e de doenças ligadas ao sistema imunológico.

Um projeto de grande visibilidade nacional, sendo uma iniciativa sem recurso público, e somente foi possível através da implantação da Clinica no espaço da OJAC, atende pessoas com alergias ou outras doenças imunológicas gratuitamente (principalmente pessoas carentes sem acesso à planos de saúde ou atendimento imediato pelo SUS) tanto com consultas, teste alérgico, como também orientação clínica direcionada dos profissionais conforme a necessidade.

Atualmente ele acontece somente aos sábados devido à disponibilidade de profissionais conceituados que se deslocam do Rio de Janeiro para realiza-lo na nossa cidade, pois ainda estamos em sensibilização/negociação de profissionais locais para atendimento durante a semana, o que aconteceu em 2017.

Fase atual do projeto: Executado/Finalizado.

Solicite maiores detalhes pelo e-mail projetos@ojac.org.br