OJAC REFORMULA PROJETO SOCIAL ESCOLA DE FUTEBOL SANFFOT
ptarzh-CNenfrdeitjarues

Atenção crianças da região do Tatuquara, o projeto vai voltar e com nova roupagem, porém com o mesmo objetivo:  Oferecer oportunidade da aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças e adolescentes através da prática de futebol no âmbito de forma orientada e com acompanhamento técnico.

Atualmente nas escolas se tem como problemática principal a metodologia de ensino, visto que as maiorias dos alunos não conseguem ter um bom desenvolvimento, por uma série de fatores, de ordem educacional, social, comunitária e também familiar.

O Projeto ESCOLINHA DE FUTEBOL SANFOOT visa contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças do bairro Campo do Santana em Curitiba, criando condições para a melhoria da qualidade de vida e o estimulo ao convívio social e coletivo, buscando assim resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus deveres e direitos.

Sabe-se que o esporte é um instrumento eficaz e competente como fator de desenvolvimento humano, dispondo de vários benefícios, tanto para indivíduos como para a coletividade. Sendo assim, é importante mudar o conceito sobre o papel que a atividade esportiva e de lazer desempenham na vida das pessoas, principalmente tratando de uma comunidade carente com pouco acesso.

Através deste, tanto a criança quanto a comunidade se fortalecerão, dando-lhes subsídios para que ela possa por si mesma transformar a sua realidade.

Considera-se que a educação é base do equilíbrio social e da cidadania. A formação dos cidadãos começa na infância e precisa ser bem orientada para que se desenvolvam na adolescência e juventude, se solidificando assim na fase adulta. Portanto, as iniciativas da OJAC buscam oferecer oportunidades e experiências positivas e saudáveis, assim como despertar talentos às crianças do Campo do Santana e Região. 

Entre as camadas sociais menos favorecidas, as dificuldades na formação do cidadão se potencializam, em virtude da falta de oportunidades, da discriminação e de outros fatores.
O esporte, especificamente o futebol, integrador social por excelência, amenizador de conflitos sociais, aquecedor da economia local e provedor direto e indireto de empregos, foi o mecanismo encontrado pela OJAC, para contribuir na formação de cidadãos plenos e conscientes de suas responsabilidades.

O local escolhido reflete a realidade carente da cidade e a necessidade de apoio social no resgate das crianças vulneráveis a marginalização, é um local em grande crescimento na cidade com cerca de 30 mil habitantes.

O projeto em questão consta com uma lista de espera com mais de 120 crianças aguardando para participação, o que justifica a demanda. Somente não teve continuidade na ultima versão do projeto devido à falta de autorização de quadra esportiva em 2016, sendo solicitado através de ofício a prefeitura para realização no segundo trimestre de 2017 e autorizada pela Regional dop Tatuquara, apenas aguardamos a escolha do espaço para iniciar a divulgação e logistica do projeto.

 

OBJETIVO GERAL: Oferecer oportunidade da aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças e adolescentes do bairro Campo do Santana e Região, através da prática de futebol no âmbito de forma orientada e com acompanhamento técnico.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Influenciar na formação do cidadão de maneira positiva buscando a inclusão social através de iniciativas e ações técnico – didáticos pedagógicos voltados ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva;
  • Utilizar o esporte como mecanismo maior para desenvolvimento psico-físico-social da criança em questão, de maneira saudável, orientado com acompanhamento técnico;
  • Realizar o intercâmbio social e a solidariedade através do futebol;
  • Promover a aprendizagem em grupos;
  • Proporcionar oportunidade à participação em eventos esportivos e culturais como, torneios e campeonatos;
  • Incentivar o futebol como atividade alternativa às drogas e tempos ociosos, estimulando à vida saudável e prevenção às doenças;
  • Combater a evasão escolar e a repetência;
  • Desenvolver a prática regular de atividades físicas, gerando mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor;
  • Estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária;
  • Descobrir novos talentos, possibilitando um ponto de partida para uma possível ascensão social.

 

CONDIÇÕES DE INGRESSO:

  • A participação do aluno estará condicionada a matrícula e freqüência escolar em torno de 80%, através da apresentação de declaração comprobatória expedida pela escola;
  • Acompanhamento das médias escolares (trimestralmente), que deverá ser no mínimo média 6.0 (seis);
  • Freqüência de 95% nas atividades do projeto, sendo aceita faltas justificadas por atestados médicos, escolares ou morte;

 

DOCUMENTOS SOLICITADOS PARA INSCRIÇÃO

  • Documento da Escola, (xérox do Boletim do Aluno, para que os responsáveis atestem a assiduidade e a média escolar do aluno, apresentar bimestralmente);
  • Autorização dos pais, através da “Ficha de Inscrição”, anexo uma foto 3×4 para emissão da carteirinha de identificação do aluno;

 

DAS ATIVIDADES:   As atividades acontecerão três vezes na semana (com duas turmas de adolescentes) conforme disponibilidade das quadras da prefeitura, sendo de preferência as segunda e quarta-feira, e sábados no horário das 14h00 às 16h00. O inicio estava previsto para o mês de maio de 2017, porém será adiado devido o atraso da autorização do espaço de realização, e encerramento do ano em dezembro de 2017, reiniciando em fevereiro de 2018.

            Pretende-se uma parceria com a associação de moradores para realização de palestras aos familiares e atividades em grupos com psicóloga e assistente social mensalmente no espaço da associação.

Topo